terça-feira, 29 de março de 2011

CAXITORÉ (RETIRO)

INAUGURAÇÃO DO POSTO DE SAÚDE DO RETIRO
Nesta quarta-feira, (30/11/2011), o prefeito Edilardo Eufrásio e a vice-prefeita Eurice Mota inauguraram no Distrito de Caxitoré (Retiro), o Posto de Saúde JOÃO DA SILVA MOTA, (Seu João Estevão).
Há quase três décadas os serviços de saúde funcionaram em um espaço cedido pela igreja católica. Hoje, após o empenho do prefeito Edilardo, foi construída essa nova unidade de saúde em parceria com o Governo do Estado do Ceará. Essa conquista se deu devido após os bons índices apresentados pelo Município de Tejuçuoca durante o ano de 2010.

A solenidade foi prestigiada por inúmeras autoridades municipais, com destaque para as presenças do deputado estadual João Jaime, do Sr. Dimas Forte, que veio representando o Deputado Federal Danilo Forte, O ex-prefeito do Município, José Rubens, do coordenador da regional da Secretária Estadual de Saúde Adail Afrânio, além da secretária de Saúde do Município de Tejuçuoca, Jocelma Uchoa, demais secretários e lideranças políticas das comunidades.

Os pronunciamentos foram marcados por momentos de emoção, a secretária Jocelma Uchôa iniciou parabenizando a todos que se dedicaram para a realização deste sonho na comunidade de Retiro, e agradeceu aos funcionários em geral que se dedicam sempre para bem atender a população, "Agora ambos poderão usufruir de melhores condições de trabalho e serviços". O vereador Mota Filho, neto do homenageado, fez um discurso longo e agradeceu pela escolha do nome de seu avô nesta unidade, “Meu avô foi um dos principais fundadores da comunidade de Retiro, que com sua grande paixão por onde residiu, pôde colaborar para a melhoria significativa das famílias que aqui moravam”.  Relatou o nobre vereador, ainda relembrou alguns momentos vivenciados por seu avô na luta por melhorias para sua comunidade. O Sr. José Rubens também enfatizou as batalhas e a dedicação de seu avô João Estevão. 

O deputado João Jaime, aproveitou o ensejo para agradecer os votos que a população do município lhe confiou, e parabenizou o prefeito Edilardo pela importante conquista desta unidade de saúde, toda equipada e com bons profissionais. O representante da Sec. de Saúde do estado Adail Afrânio, também felicitou o prefeito por essa obra que foi construída atendendo todos os parâmetros exigidos pelo Governo Estadual.

O prefeito Edilardo lembrou das inúmeras dificuldades que foram superadas para que se viabilizasse a abertura da nova unidade de saúde, que servirá para atender a todos os pacientes com melhor dignidade. “Nós trabalhamos com amor, com carinho, com brilho nos olhos. Esse posto foi feito para atender a todos, sem distinção”, enfatizou ele. Salientando ainda, a parceria do governo do Estado na construção desta Unidade. Também falou que além da entrega desta obra, será entregue um novo veículo para melhor atender a população. Relatou ainda, que outras obras estão encaminhadas para a comunidade, como a construção do maior Centro de Educação Infantil do município, que será feita neste Distrito, além de uma escola de nível médio, para atender aos alunos da região, bem como outras obras de infra estrutura.

Vale ressaltar, também, que a Unidade de Saúde João da Silva Mota, já estar atendendo nas novas instalações, e tem todas as despesas sendo custeadas com verba municipal e federal (SUS), também foi adequado para receber pacientes com necessidades especiais. O posto de Saúde atende nas seguintes especialidades: Pediatria, ginecologia, clínico geral, enfermagem, odontologia e vacinação. O mesmo tem em seu quadro de funcionários:
·         Uma diretora;
·         Um enfermeiro;
·         Um Dentista;
·         Três médicos;
·         Três auxiliares de enfermagem;
·         Quatro Auxiliares de serviços;
·         Dois vigias;
·         Três motoristas.
 
Após a solenidade, a festa continuou para os presentes, sendo servido um jantar e muito forró com as bandas: Brasas do Forró e Moleka Forrozeira. Participaram do evento aproximadamente 2 mil pessoal, segundo a organização.





COMUNIDADE DESTAQUE

O distrito de Caxitoré, conhecido popularmente como Retiro, localiza-se à 23 Km da Sede do município. É a maior localidade do município e umas das principais da cidade. Com uma população aproximadamente de 2500 habitantes, sempre se destacou por apresentar grande potencial político e econômico, sendo a agricultura familiar e o comércio, o carro chefe da economia local até pouco tempo. Com o passar dos anos, o desenvolvimento da comunidade ganhou força, em especial nas gestões do Prefeito Edilardo Eufrásio e vice-prefeita Eurice Mota, a frente do governo municipal desde 2005. Com grande empenho da administração, muitas conquistas foram alcançadas, em especial para esta localidade. Entre elas:
  •   Obras de urbanização - pavimentação, kit's sanitários, eletrificação e iluminação pública das ruas e avenidas, construção de casas populares, entre outras. 

    Casas populares
    Pavimentação da Ruas
    Pavimentação e iluminação da Avenida

    Pavimentação
    Pavimentação da AV. Rdº Silva Mota
    Conjunto Novo
  •   Educação – Ampliação e reforma da Escola Luiza Silva Mota, Centro de inclusão Digital (ilha digital) e laboratório de informática da escola, reforma e cobertura do ginásio poliesportivo da escola, qualificação e valorização dos profissionais, com o projeto de cargos e carreiras do magistério e dos universitários, com o projeto “Agente Educar”.
  • Ginásio da Escola
    Reforma e Ampliação da Escola

    Laboratório da Escola
    Ilha Digital
  • Emprego e Renda - Implantação dos pólos de confecção e beneficiamento da castanha de caju, através do programa - EU QUERO TRABALHAR - que gera aproximadamente 150 empregos na Localidade. Ampliação dos beneficiários do programa Bolsa família e implantação do Bolsa Bode.
    Polo de Confecção
    Beneficiamento de Castanha









     
  •  Saúde – Aquisição de veículos para transporte dos pacientes e Equipe do P.S.F, aquisição de novos equipamentos hospitalares para o posto de saúde, coleta de lixo, valorização dos profissionais da saúde e doação de motos para os agentes de saúde e por último a construção do tão esperado posto de saúde para a Localidade, moderno e amplo para melhor atender a população.
    Posto de Saúde
    Sala de reunião



    Entrada do Posto de Saúde de Retiro
    Estas são algumas das obras que a administração municipal “É TRABALHANDO QUE CRESCEMOS” vem desenvolvendo nesta comunidade.

0 comentários:

Postar um comentário