quinta-feira, 17 de janeiro de 2013

EMANCIPAÇÃO DO CEARÁ É COMEMORADA NESTA QUINTA-FEIRA (17)


Há 214 anos, o Ceará se emancipava politicamente de Pernambuco. A data será celebrada com uma programação extensa do Governo do Estado, com foco sobretudo no município de Aquiraz, localizado na Região Metropolitana de Fortaleza. Aquiraz era a capital do Estado naquela época.
Comemorações começam em Aquiraz, que  foi a primeira capital do Ceará (Foto: José Leomar)
A Secretaria da Cultura (Secult) abre a programação, nesta quinta-feira (17), às 9h, na Praça da Matriz, em Aquiraz, com a presença do governador em exercício, Domingos Filho, e do titular da Secult, Francisco Pinheiro.

De acordo com o coordenador de Ação Cultural da Secult, Fernando Piancó, outras cidades também irão comemorar a efeméride com exposições, apresentações artísticas, debates, cineclube, missa e visitas guiadas aos equipamentos culturais no Theatro José de Alencar, Sobrado Dr. José Lourenço, Museu do Ceará e Museu de Aquiraz.

Sobre o Dia do Ceará
O Dia 17 de janeiro faz parte do calendário oficial de eventos do Estado por meio da lei nº13.470, de 18 de maio de 2004, que instituiu a data comemorativa que referencia o dia em que o Ceará ganhou autonomia da Capitania de Pernambuco, em 1799.
A emancipação do Ceará foi garantida por Carta Régia assinada pela Imperatriz de Portugal, D. Maria I, em virtude do crescimento populacional e econômico que a antiga capitania do Ceará apresentava em 1799.  A Lei estadual determina a realização anual de um evento oficial em Aquiraz, primeira capital do Estado, por ocasião da data. Além disso, órgãos e entidades da administração estadual, assim como as escolas da rede pública estadual de ensino, devem promover o Dia do Ceará.
DN


0 comentários:

Postar um comentário